Segurança do Trabalho

Análise Ergonômica - NR 17

A Análise Ergonômica do Trabalho é realizada através de uma avalição de posturas e movimentos corporais necessários para a realização das atividades e do levantamento visual de mobiliários e equipamentos utilizados, para posterior elaboração de laudo ergonômico. Ela pode conter temperatura e iluminância do ambiente, velocidade do ar, ruído, dentre outros.

APR - Análise Preliminar de Risco

A Análise Preliminar de Risco se trata de uma avaliação realizada antes do início das atividades como, por exemplo, de trabalho em altura, para indicar os possíveis riscos de acidentes e outros fatores inerentes à atividade, tomando medidas de precaução para que a mesma seja realizada de forma segura para o funcionário e para terceiros.

Laudo de Insalubridade e Periculosidade
LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho
Ordem de Serviço
PCA - Programa de Conservação Auditiva
PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos
POP - Procedimento Operacional Padrão
PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
PPR - Programa de Proteção Respiratória

Os laudos de insalubridade e de periculosidade constituem dois documentos que atestam as condições de risco existentes no trabalho. Assim, as diversas atividades realizadas em uma empresa podem ser avaliadas com vistas a atestar se existem ou não riscos que a legislação caracteriza como perigosos ou insalubres.

O LTCAT é um documento vital para a empresa. Nele são detalhados os agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho. É através desse documento, a partir dos resultados das avaliações quantitativas, que determinamos, para fins previdenciários, a caracterização ou não de aposentadoria especial. 

A Ordem de Serviço é uma documento essencial na realização das atividades dentro de uma empresa. Nela devem conter informações sobre a atividade que deverá ser executada, procedimentos e materiais utilizados para sua execução, dentre outras informações que se façam necessárias, de acordo com a atividade a ser realizada.

O PCA é um documento que visa a proteção auditiva do funcionário. Nele estão contidas informações sobre os agentes presentes no ambiente de trabalho (ruído) que podem afetar a saúde do trabalhador, os resultados de suas avaliações quantitativas (quando cabíveis) assim como medidas de controle existentes e recomendáveis (utilização de EPI e/ou EPC).

O PGR é o documentos base da segurança do trabalho. Através dele é feito um levantamento geral de riscos, EPIs e EPCs utilizados, plano de ação para melhorias nos processos de trabalho, plano de atendimento à emergências dentre outras informações necessárias para o bom desenvolvimento das atividades realizadas por sua empresa.

Procedimento Operacional Padrão é uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de uma tarefa, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar uma atividade. Ele é de suma importância para atividades que possuem muitos passos e detalhes para sua execução. 

O PPP é um documento elaborado com as informações trabalhistas do funcionário, contendo: função exercida, período trabalhado, riscos inerentes à função, resultados quantitativos de agentes físicos e químicos (quando esses agentes forem passíveis de medição) e medidas de proteção implantadas (utilização de EPI e/ou EPC), dentre outras informações necessárias.  

O PPR é um documento que visa a proteção respiratória do funcionário. Nele estão contidas informações sobre os agentes presentes no ambiente de trabalho (gases, poeiras e vapores, por exemplo) que podem afetar a saúde do trabalhador, assim como medidas de controle existentes e recomendáveis (utilização de EPI e/ou EPC).

woman in black shirt using computer
woman in black shirt using computer

Gestão completa em segurança do trabalho e sistema do eSocial. Planos especiais para contrato mensal.

Gestão integrada de riscos ocupacionais